Notice: The language 'en' has to be added before it can be used. in /home/insorg/library/Zend/Translate/Adapter.php on line 443

Notice: No translation for the language 'en' available. in /home/insorg/library/Zend/Translate/Adapter.php on line 456
Instituto Vicentinos
Projeto de Inclusão Digital (PID)

O fato de ser considerada uma ótima terapia, a pintura em tela contribui para garantir aos indivíduos momentos de bem-estar numa das mais fascinantes e criativas atividades artísticas, o Instituto Vicentinos do Brasil oferecerá para a comunidade o Projeto Pintando Oportunidade (PPO). O projeto conta com 36 vagas para oficina de pintura em tela.

Projeto Pintando Oportunidade

O programa funcionará com duas abordagens metodológicas, tendo duas turmas funcionando com o enfoque da pintura técnica e didática, voltada à aprendizagem pedagógica profissionalizante de pintores da área abstrata e acadêmica, e outras duas turmas de Arte terapia, visando o tratamento de transtornos emocionais e comportamentais intermediados pela vivência da pintura terapêutica.

O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento das capacidades cognitivas e sensoriais dos integrantes, proporcionando à pessoa assistida uma intervenção orientada para a qualidade de vida, numa linha habilitadora e integracional. Estes são os objetivos gerais do PPO, que são complementados por outros, mais específicos, de cunho pedagógico ou interventivo na área comportamental, dependendo do enfoque metodológico de cada turma.

Deste modo, a um nível pedagógico, procura-se potenciar a capacidade de aprendizagem e criatividade dos integrantes; proporcionar-lhes a sua adaptação social, hábitos de trabalho e o desenvolvimento de suas aptidões artísticas. A nível terapêutico é um trabalho de estimulação, um espaço para desenvolvimento psicosocial, afetivo e cognitivo dos participantes, utilizando atividades, lúdicas e recreativas, para o estímulo à inteligência, à criatividade e à autonomia, criando oportunidades para o desenvolvimento de relações mais satisfatórias e conseqüente desenvolvimento pessoal.

Projeto Pintando Oportunidade

A seleção dos alunos será feita pela coordenadoria do projeto para as turmas de pintura terapêutica, sendo necessária à presença do responsável em caso de menoridade para ser feita a triagem psicológica. A seleção para as turmas de pintura técnica, consta de uma prova de aptidão técnica de desenho e pintura, sendo contemplados os 20 indivíduos que melhor satisfizerem as exigências da prova e para a turma de pintura terapêutica os 16 indivíduos que mais apresentem as características específicas para serem beneficiados com este tipo de tratamento.

No final do curso será oferecido certificado com comprovação de hora atividade em pintura em tela. Mais informações sobre a seleção com Adriana Storto, coordenadora de projetos do Instituto Vicentino´s do Brasil pelo fone (44) 3232-9278 em horário comercial. A oficina, que constitui um espaço criativo e acolhedor, que reabilita o indivíduo, introduzindo-o no circuito de trabalho e ocupação terapêutica, ajudará os indivíduos a manterem-se socialmente integradas e emocionalmente compensados.