Notice: The language 'en' has to be added before it can be used. in /home/insorg/library/Zend/Translate/Adapter.php on line 443

Notice: No translation for the language 'en' available. in /home/insorg/library/Zend/Translate/Adapter.php on line 456
Instituto Vicentinos
Projeto Saúde e Beleza (PSB)

JUSTIFICATIVA

A manicure e pedicure é a profissional responsável pelo embelezamento das unhas das mãos e dos pés, por meio de técnicas de manipulação de instrumentos e equipamentos específicos de trabalho, respeitando os critérios de higiene, a ética e a estética da profissão.

Para tanto, executa tarefas referentes à limpeza, ao polimento e à esmaltagem das unhas dos clientes, utilizando instrumentos e substâncias adequados para dar-lhes beleza e aspecto tratado, além de dominar técnicas de assepsia, tais como a esterilização e descontaminação dos instrumentos de trabalho para conservá-los em condições de uso e evitar o risco de transmissão de doenças.

Portanto, o presente Curso oferece capacitação profissional e pessoal das adolescentes, jovens e adultas em situação de vulnerabilidade social capacitando-as a se tornarem proativas na construção de uma sociedade mais fraterna com justiça social.

PÚBLICO ALVO

Destinado exclusivamente para o público feminino, a partir de 16 anos, interessadas em atuar como manicures e pedicures.

DURAÇÃO

Quatro meses, sendo que as aulas serão ministradas duas vezes por semana com duas horas de duração.

OBJETIVO GERAL

Propiciar condições as alunas para o desenvolvimento de competências profissionais e empreendedoras necessárias ao exercício da atividade de manicure e pedicure visando à melhoria na diversidade produtiva pela complementação da renda familiar mediante atividades psico-pedagógica exercida por instrutora devidamente qualificada.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Intensificar o processo de inclusão produtiva das alunas no mercado de trabalho, tornando-as cidadãs responsáveis e profissionais aptas a trabalhar em salões de beleza ou como autônoma.

Competências Profissionais a serem desenvolvidas

  • Adotar normas de conduta ética e um padrão de imagem profissional, tendo como referência as diretrizes estabelecidas por órgãos reguladores da área;
  • Limpar, desinfetar e esterilizar os instrumentos de trabalho, utilizando produtos e procedimentos específicos, de acordo com as normas de assepsia, para conservá-los em condições de uso e evitar contaminação;
  • Executar procedimentos de corte, lixamento, emoliência, curetagem, cutilagem do eponíqueo (cutícula), assegurando a saúde e a integridade do cliente;
  • Esmaltar lâminas, respeitando padrões técnicos e estéticos da área;
  • Aplicar técnicas de higiene e segurança, seguindo as normas da legislação vigente;
  • Preparar e manter atualizada a agenda de trabalho, de modo a agilizar o atendimento.

RESULTADOS ESPERADOS

Possibilitar uma complementação da renda, facilitar o ingresso no mercado de trabalho e desenvolver senso empreendedor nas adolescentes, jovens e adultas assistidas pela instituição, através da capacitação profissional nas áreas de manicure e pedicure.

AVALIAÇÃO

Será realizada durante as aulas ministradas, avaliando e observando o desempenho de cada aluna se tem aptidão para a profissão, e também será realizada uma prova teórica e prática, com base no material didático criado pelo IVB.